Antes de começarmos nossa aula sobre as tarefas é importante que esteja claro para você a diferença entre tarefas e eventos. Caso você ainda não tenha lido, sugerimos começar por aqui: Qual a diferença entre tarefas e eventos?

Criando tarefas

Por todo o livinDay os botões tem um jeito parecido com esse:

Então para criar uma tarefa, será algo parecido com:

E, ao clicar, surge algo bem próximo disso:

Criar Tarefa no livinDay

Dica
Sempre que você encontrar um ícone de interrogação poderá clicá-lo.
Ele contém um guia ou informações sobre como preencher os campos.

Apesar de tudo que pode ser adicionado à sua tarefa, você não precisa preencher nenhum campo para criá-la, basta clicar em que o livinDay cria uma tarefa sem descrição. 

Lógico que isso não faz muito sentido, mas é só pra entender que você pode simplesmente descrever a tarefa e salvá-la. Simples assim!

Uma tarefa é algo para ajudar na organização, pode ser uma ação que você tem que fazer, uma ideia que você quer anotar para trabalhar depois, um início de projeto que você pretende fazer algum dia, um lugar pra guardar arquivos sobre determinado acontecimento, um assunto pontual para discutir com outras pessoas. A tarefa existe para ser flexível, você decide como vai trabalhar com elas.

Como definir datas para as tarefas?

Que bom que você perguntou. Nessa parte o livinDay funciona um pouco diferente dos outros gerenciadores. 

Na tela inicial, você terá apenas um dia em foco. O dia pode ser escolhido na parte de cima (1) ou no próprio calendário (2). Veja abaixo:

Escolher dia em foco

Quando você define uma tarefa com data final, ela será mostrada apenas quando o dia estiver selecionado. Isso garante que o seu foco está sempre nas tarefas do dia. Acreditamos que ter aquela lista imensa com todas as tarefas da semana não é saudável e não ajuda nada em realizar mais tarefas. A prioridade é sempre o que deve ser feito hoje.

Mas tem um porém, em alguns casos precisamos ser lembrados com antecedência das tarefas futuras. Seja para nos prepararmos ou realizar alguma parte dela anteriormente. É aqui que entra um conceito muito legal do livinDay: os Dias de Antecedência. Lá no comecinho da criação de tarefas, logo depois de escolher a data final, tem um campo Dias de Antecedência. Ele define quantos dias antes da data final a tarefa será mostrada na tela inicial.

Hum, ficou confuso? Exemplos!

Vamos imaginar que você tem que terminar um relatório até o dia 7 de setembro (quinta) às 18 horas, pois tem que apresentá-lo numa reunião dia 8 (sexta) às 9 horas. 

Você precisa, antes de começar o relatório,  buscar e agregar os dados das vendas e também gerar os gráficos. E você não consegue fazer isso somente no dia 7, pois você tem outras tarefas e compromissos durante o dia. 

É para esses casos que existe os dias de antecedência. Você pode estabelecer 3 dias de antecedência para essa tarefa, ou seja, se a data final é dia 7 de setembro, com 3 dias de antecedência, ela será mostrada na página inicial a partir do dia 4 de setembro (segunda). Assim você pode acessar essa tarefa rapidamente em qualquer dia da semana, sem ter que buscá-la no dia 7.

Hoje

É sempre uma data especial. Quando o dia em foco for hoje serão mostradas as tarefas com datas definidas para hoje e com antecedência para hoje. Além dessas, são mostradas também as tarefas atrasadas (com datas finais passadas que ainda não foram finalizadas) e todas as tarefas sem data definida. Isso te dá uma visão completa do andamento das tarefas sempre que abrir o livinDay.

As tarefas sem data são ordenadas por número conforme são criadas. Mas nada impede que você altere essa ordem, é só clicar no número dela e movê-la na lista.

Isso é outra particularidade do livinDay. Não há definição de prioridade da tarefa. Se ela está criada é importante e precisa ser realizada. É você que decide quando ela será feita. Ou, caso não tenha data, você define na lista ordenada quais devem ser feitas primeiro.

Se a tarefa não é importante, reagende para um dia futuro. Pare de se preocupar com ela agora.