As análises são feitas de forma dinâmica. Você pode montar a tabela e os gráficos da forma que quiser.

 

Todo evento tem as seguintes informações:

  • Tipo de atividade
  • Descrição
  • Data (dia, mês, ano)
  • Hora
  • Duração
  • Andamento (planejada, realizada, pendente, cancelada)

 

Além dessas informações fixas, você pode incluir qualquer outra por meio das tags. Cada tag entra como uma nova informação.

A tabela dinâmica permite você relacionar esses dados da forma que quiser.

São 5 passos para ver os resultados:

 

1. Filtrar os eventos: 

Escolha as opções no filtro para definir quais atividades serão analisadas. Um filtro comum é o de tempo. Por exemplo, definir o intervalo dos últimos 6 meses.

Você pode deixar o filtro vazio antes de pesquisar. Isso retornará todas os eventos. Porém, há uma limitação que permite analisar no máximo 500 itens simultaneamente. Se o resultado do filtro possuir mais de 500 eventos, iremos analisar somente os primeiros 500.

 

2. Escolher qual dado você quer ver:

Na parte DADOS da tabela você escolhe qual tipo de cálculo quer fazer (por exemplo, soma, média, contagem, valor máximo), depois escolhe sobre qual informação essa conta será feita. Para a maioria dos cálculos é interessante escolher uma informação numérica. Por exemplo: não faz sentido somar as datas dos eventos. Por outro lado, é interessante somar a duração deles.

 

3. Escolher quais informações serão as linhas da tabela:

Na parte INFORMAÇÕES estão listadas todas as informações que você pode usar. Basta clicar e arrastar a informação para a parte de LINHAS.

Ao fazer isso, a tabela irá listar todos os valores diferentes dessa informação, e fará o cálculo selecionado para cada valor diferente. Por exemplo, se você escolher como cálculo a soma da duração dos eventos e nas linhas você colocou a informação de "tipo", então a tabela irá somar a duração de cada tipo de evento.

 

4. Escolher quais informações serão as colunas da tabela:

Esse passo é bem parecido com o anterior, mas agora você arrasta a informação para a parte de COLUNAS.

É possível mover mais de uma informação para as linhas e colunas.

 

5. Filtrar os resultados na própria tabela:

Cada informação tem um filtro na própria tabela que permite excluir algumas informações da análise. Por exemplo, na informação de "andamento", você pode excluir os valores de planejados, cancelados e pendentes, dessa forma a análise será feita só com as atividades executadas.

 

Além da tabela, é possível gerar gráficos e imprimir os resultados. Na parte superior esquerda da tabela há um campo que permite escolher como você vê sua análise.