A diferença entre tarefas e eventos
As tarefas e os eventos (sua agenda) são as ferramentas mais importantes para a organização, pois estão diretamente relacionados com um recurso extremamente valioso:
Seu Tempo
Por isso, é fundamental deixarmos bem claro, logo aqui no começo, que tarefas e eventos são conceitos diferentes. Pense da seguinte forma:
A tarefa é algo que precisa ser feito, uma ideia que você precisa analisar, qualquer coisa que exige uma ação. Pode ter uma data limite para a conclusão ou pode também não ter essa restrição de tempo. Por outro lado, um evento na agenda é um compromisso, algo que irá efetivamente ocupar o seu tempo e por isso precisa ter data, hora e duração definidos.
Ainda está meio confuso? Vamos aos exemplos:
No próximo domingo (dia 20 de agosto) às 13 horas você tem o aniversário do João para ir. Isso é um evento na sua agenda, pois ocupará toda sua tarde e você não precisa realizar nenhuma ação obrigatoriamente. Só que você precisa comprar um presente e a loja só abre até sábado ao meio-dia. Comprar o presente é uma tarefa, e nesse caso, ela precisa ser finalizada até dia 19 às 12 horas.
Outro caso:
Você tem uma reunião sexta (8 de setembro) às 9 horas até às 10 horas com todos os líderes do departamento comercial. Isso é um evento na agenda, pois consome seu tempo e você sabe que precisa comparecer.
Nessa reunião você apresentará os resultados da campanha online do mês passado e precisa preparar um relatório e uma apresentação. Isso é uma tarefa (e bem importante eu diria). Também não seria uma boa ideia deixar o relatório para ser finalizado na sexta às 8 horas, por isso é prudente você definir uma tarefa "Preparar relatório e apresentação da campanha de agosto" com data limite para o dia 7 de setembro às 18 horas.
Aqui no livinDay, colocamos tarefas de um lado e eventos do outro. Pois, apesar de serem diferentes, eles andam lado a lado.
Para ajudar a entender isso, podemos usar uma analogia com outro recurso muito valioso:
Seu dinheiro
Quando você vai às compras, sempre analisa antes de comprar se o preço está dentro do seu orçamento. É algo natural e lógico, você não vai comprar algo se não tiver dinheiro suficiente. Ou seja, você não pode consumir mais recursos do que você tem.
Quando se trata de tempo é a mesma coisa. Você tem o seu recurso (seu tempo), e precisa consumir ele entre todos os eventos da sua agenda e fazer todas as suas tarefas. Se fizermos igual ao dinheiro, devemos primeiro analisar quanto tempo temos, para depois decidirmos o que fazer (analisar os compromissos e as tarefas que realizaremos).
O problema é que no caso do tempo, temos a tendência de fazer o contrário. Jogamos uma infinidade de compromissos e tarefas para um mesmo dia, e queremos que, de alguma forma, tudo seja realizado, mesmo sabendo que é praticamente impossível fazer tudo com tão pouco recurso de tempo.
É por isso que listamos tarefas e eventos um ao lado do outro. Ao abrir o seu dia, você verá tudo que está programado e poderá parar para analisar se há recurso suficiente para comparecer e realizar todos os seus compromissos e tarefas.
Agora que você entendeu a diferença entre tarefas e eventos, podemos ir para o próximo passo.
Se você ainda não nos conhece e se interessou com o nosso modo de organizar, muito prazer:
Caso já esteja usando o livinDay, nossa sugestão é a aula inicial sobre tarefas: