Dividindo a tarefa em itens
Agora que você já sabe como criar tarefas e adicioná-las as calendário, vamos apresentar uma outra funcionalidade muito utilizada e que ajuda bastante no acompanhamento das tarefas: os itens da tarefa.
Tarefas longas e complexas tendem a nos deixar ansiosos, com a sensação de não saber nem por onde começar. Principalmente se há mais pessoas envolvidas. Por isso, a forma mais eficiente de realizar esse tipo de tarefa é dividi-la em partes menores, até que cada uma delas seja facilmente realizável.
Por exemplo, você precisa delegar para um de seus vendedores uma negociação com um novo contato. Mas se você apenas criar uma tarefa "Negociar com Fernando", com certeza seu vendedor não vai ter informações suficientes. E mesmo que tiver, você não conseguirá acompanhar com detalhes como está o andamento e o resultado da negociação. Uma tarefa dessas pode ser divida em algumas etapas básicas:
- Contato Inicial com cliente
- Aprovação do cliente
- Apresentar proposta de venda
- Negociar
- Fechar negócio
- Processos Administrativos e Financeiros
Pronto, agora seu vendedor sabe exatamente por onde começar e você pode acompanhar em qual passo está a negociação e saber se o negócio foi fechado.
Outro exemplo comum: a lista de compras do supermercado. Uma tarefa "Fazer as compras da semana" é muito vaga e a chance de esquecer algum item da lista é 99%. Imagine:
- Açúcar
- Arroz
- Leite
- Sabonete
- Carne
- Cebola
Simples assim! Agora é só ir marcando os itens conforme você vai colocando no carrinho.
Inserindo Itens na Tarefa
No livinDay, tanto em novas tarefas, quanto em tarefas já criadas, você tem um campo para inserir novos itens:
Nesse campo, cada linha será considerada um novo item. Fazemos dessa forma pois assim você consegue criar vários itens rapidamente. É só digitar tudo e clicar em uma vez só.
Considerando nosso primeiro exemplo, da negociação com o Fernando, devemos ter algo do tipo:
Os itens são todos enumerados e você pode trocar a ordem deles da forma que achar melhor. Nesse caso vamos manter essa ordem, pois invertê-la não faz sentido.
Os itens podem ser alterados ou removidos pelo menu do lado direito. Na alteração você pode elaborar melhor a descrição de cada item:
Assim que realizar o que está descrito é só marcar o item como feito:
Os itens podem ser marcados e desmarcados até a conclusão da tarefa.
Finalizando a Tarefa
Uma tarefa deve sempre ter um fim. Você já deve ter reparado, tanto na lista de tarefas, quanto na tela de detalhes, que há um botão para finalizá-la:
É para isso que estamos aqui, realizar mais tarefas. Se a tarefa possuir itens, é preciso que todos estejam marcados para finalizá-la. Não faz muito sentido finalizar uma tarefa com itens pendentes.
Cancelando a Tarefa
Além de finalizar, você tem a opção de cancelar uma tarefa. Você pode fazer isso caso ela não precisar mais ser realizada ou porque o resultado dela não foi positivo. Você pode mapear seus processos da forma que achar mais conveniente. Na tela de detalhes, no menu ao lado do botão , você tem a opção de cancelar:
Um detalhe aqui é que para cancelar a tarefa os itens não precisam estar marcados, ou seja, você pode cancelar ela a qualquer momento.
No menu principal de Tarefas, no filtro de Finalizadas, são mostradas todas as tarefas que já foram encerradas, tanto finalizadas quanto canceladas:
Próximos Passos
Está ficando interessante, mas vamos deixar ainda melhor.
Se você pretende trabalhar em equipe e tornar suas tarefas colaborativas, o próximo passo é adicionar pessoas ao seu Elo.
Se prefere continuar sozinho por enquanto, vamos nos concentrar em aprender como criar lembretes.